A menopausa acontece em média aos 51 anos e marca 1 ano sem menstruação. Consiste numa fase de grandes variações hormonais, há quem lhe chame uma outra adolescência, pois as variações hormonais são semelhantes a essa fase.
Contudo os primeiros sintomas, começam antes, por volta dos 40-50 anos (na fase de perimenopausa) e podem durar até 10 anos.
A menopausa afeta a vida das mulheres de diferentes formas e a experiência de menopausa difere das mães, irmãs ou amigas, já que cada organismo reage de forma diferente às variações hormonais, que não se resumem apenas à diminuição dos estrogénios e progesterona. Por exemplo o cortisol (“hormona do stress”) aumenta e a melatonina (“hormona do sono”) diminui.
Para muitas mulheres, a menopausa chega acompanhada de vários sintomas, de intensidade variável, com impactos na sua saúde física e mental e relações sociais e familiares.
Explicação científica: A menopausa é inevitável, porque as mulheres nascem com um número de folículos ováricos definido. A cada ciclo menstrual, é libertado um óvulo (ovulação) e preparado o útero para uma gravidez, não acontecendo, ocorre a menstruação. Quando não há mais folículos a produção hormonal que comanda este ciclo termina e dá-se a menopausa. Já os homens continuam a produzir espermatozoides ao longo da sua vida.