Sintomas Físicos

Afrontamentos, calores e suores noturnos na menopausa

Colaboração: Dr. Joaquim Neves, Médico Ginecologista

2 minutos de leitura 


Afrontamentos, sensação súbita de calores e suores noturnos são muito comuns durante a perimenopausa e pós-menopausa, podendo acontecer algumas vezes, durante vários meses ou mesmo durante anos.


Os afrontamentos são como ondas de calor que podem começar na parte de cima do corpo, nomeadamente no peito e no rosto, ou na parte de baixo, acabando por se espalhar pelo corpo todo. Às vezes, vêm acompanhados de suor e podem até ser seguidos por arrepios de frio. Algumas mulheres dizem que sentem apenas suores repentinos.


Podem ainda fazer-se sentir outros sintomas como ficar com a cara vermelha, ter tonturas, o coração bater mais rápido (palpitações) e até ansiedade. A duração tende a ser entre 2 e 4 minutos e a frequência é variável, tanto podendo acontecer de dia como de noite.


Quando estes episódios de calores e afrontamentos acontecem durante a noite, podem atrapalhar o sono, o que afeta a energia e humor nos dias seguintes.


Embora sejam muito comuns, ainda não são totalmente conhecidas as causas dos afrontamentos. Sabe-se que têm a ver com o centro termoregulador cerebral, uma espécie de "termostato" que temos no cérebro, não consiga arrefecer o corpo como deveria, levando a que a temperatura aumente. O corpo reage com uma maior dilatação dos vasos sanguíneos, suor e, por vezes, calafrios.


Conselhos para melhorar os afrontamentos


Diminuir a temperatura

Usar roupas leves e manter o ambiente à volta fresco.


Hidratação

Beber água regularmente é importante e pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas.


Refeições leves

Optar por refeições mais leves pode fazer sentir melhor e mais confortável.


Reduzir álcool e tabaco

Diminuir o consumo de álcool e tabaco pode ter um impacto positivo nos sintomas da menopausa.


Suplementos alimentares para a menopausa

Alguns suplementos desenvolvidos para esta fase combinam ingredientes naturais como fitoestrogénios ou extratos de pólen com vitaminas e minerais. Estes suplementos podem ajudar na resposta a sintomas comuns da menopausa.


Os fitoestrogénios são substâncias derivadas de plantas que têm efeitos semelhantes aos estrogénios no corpo. Existem diferentes tipos, como isoflavonas, linhanos e flavonoides. Produtos de soja, por exemplo, contêm fitoestrogénios.


Os extratos de pólen são suplementos feitos a partir de combinações de extratos de pólen e pistilo. Geralmente são purificados para minimizar riscos de alergias. Não contêm fitoestrogénios, mas têm uma ação semelhante à serotonina com impacto na regulação de humor e da temperatura corporal.


A introdução de suplementos ou de mudanças na dieta deve ser acompanhada por um profissional de saúde para uma orientação adequada às necessidades individuais.

A Menopausa é um novo ciclo em que é obrigatório cuidares de ti! Fica bem contigo!

Esta informação destina-se a literacia geral, não deve ser usada em substituição de aconselhamento médico, diagnóstico e tratamento. Conteúdos desenvolvidos em colaboração com Dr. Joaquim Neves, Médico Ginecologista.