Colaboração: Dr. Joaquim Neves, Médico Ginecologista
2 minutos de leitura
Problemas de memória
Com a chegada da menopausa, muitas mulheres queixam-se de lapsos de memória e de dificuldades em manter a concentração.
Este conjunto de sintomas é designado de névoa mental ou nevoeiro cerebral.
O que é a névoa mental?
Sintomas como perder a linha pensamento, esquecer compromissos e nomes, levantar-se e esquecer o motivo e falta de concentração podem ser frequentes e afetar a qualidade de vida.
Porque acontece?
O cérebro está a adaptar-se às flutuações hormonais que ocorrem durante a menopausa e essas alterações podem influenciar as capacidades cognitivas e o humor. Outros sintomas comuns nesta fase, como insónias, stress e medos, podem agravar a falta de memória e concentração.
É importante ter em mente que esses sinais tendem a desaparecer à medida que as flutuações hormonais diminuem e, geralmente, não estão relacionados com situações de demência. Em muitos casos, a capacidade cognitiva recupera-se após esse período de adaptação hormonal.
A saúde do cérebro também está diretamente ligada a um estilo de vida saudável:
• Praticar exercício físico regularmente
• Garantir um sono de qualidade e suficiente
• Gerir o stress de forma eficaz
• Reservar tempo de qualidade para estar com a família e amigos
• Manter uma alimentação equilibrada e saudável.
Além disso, a suplementação nutricional pode ser uma ajuda valiosa para combater eventuais défices nutricionais e otimizar algumas funções cerebrais.
Suplementos como magnésio, zinco, vitamina B12, gingko biloba, omega 3 e colina podem contribuir para a saúde cerebral e a otimização das suas funções.