Sintomas Físicos

Diminuição do desejo sexual: como estimular a libido e o prazer na menopausa

Colaboração: Dr. Joaquim Neves, Médico Ginecologista

1 minuto de leitura 


A diminuição do desejo e prazer sexual é um sintoma comum na perimenopausa e pós-menopausa. Significa ter menos interesse, desejo ou motivação para atividades sexuais, incluindo masturbação, fantasias e pensamentos sexuais. Este sintoma não tem uma única causa, mas a falta de desejo sexual tende a aumentar quando os níveis hormonais diminuem.


A testosterona, principal hormona de regulação do desejo sexual atinge o seu pico por volta dos 20 anos e diminui significativamente durante a transição para a menopausa.


Além das alterações hormonais, há outras causas que podem contribuir para a diminuição do desejo sexual:

Secura vaginal

• Dor nas relações sexuais

Fadiga

• Stress

• Mudanças de humor

• Alterações corporais


Conselhos para melhorar a líbido


Suplementos alimentares como ginseng, maca e óleo de onagra podem ajudar na estimulação do desejo sexual. A comunicação com o parceiro é essencial nesta etapa de forma a existir apoio mútuo e cumplicidade, que irá potenciar a satisfação e o prazer sexual na menopausa.


Se os sintomas persistirem, pode ser necessário procurar tratamento médico e psicoterapia para ajudar a recuperar uma vida sexual mais satisfatória. 

A Menopausa é um novo ciclo em que é obrigatório cuidares de ti! Fica bem contigo!

Esta informação destina-se a literacia geral, não deve ser usada em substituição de aconselhamento médico, diagnóstico e tratamento. Conteúdos desenvolvidos em colaboração com Dr. Joaquim Neves, Médico Ginecologista.

Líbido e Sexualidade
Estratégias para contornar a
falta de líbido e dor na relação
A importância dos brinquedos sexuais:
modelos e funcionalidades