Preservativos: Tipos, Tamanhos e a Importância da Proteção
Usar preservativo fica bem com a tua saúde sexual! Afinal, quando se fala em métodos de proteção durante as relações sexuais, o preservativo é uma das opções mais utilizadas, tanto como método contracetivo, como para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
Aqui podes saber mais sobre os diferentes tipos de preservativos - sabias que além do preservativo masculino, também existem preservativos femininos? E se tens alergia ao látex, tens também várias opções de preservativo sem látex! E quanto ao tamanho: será que importa mesmo? Mais abaixo tentamos responder a todas as tuas perguntas!
Tudo sobre como usar um preservativo feminino
Começando pelo preservativo feminino, este é uma alternativa ao masculino, o que proporciona às mulheres um maior controlo sobre o seu bem-estar sexual.
Se não sabes como usar um preservativo feminino, nós explicamos-te! Se nunca viste nenhum, trata-se de uma espécie de bolsa de poliuretano ou nitrilo (é material sintético), que deves inserir dentro da vagina antes da relação sexual. Desta forma, o preservativo cobre a parte interna da tua vagina e a área à volta da vulva, de modo a criar uma barreira física contra o esperma e possíveis agentes causadores de DST’s.
Entre as muitas vantagens dos preservativos femininos destacamos o facto de poder ser colocado até 8 horas antes da relação. Na prática, isto não só te garante uma maior tranquilidade, como também te dá mais liberdade. Além disso, se és alérgica a preservativos com látex, dos preservativos para mulher têm essa vantagem, pois, por norma, não contêm este material.
Ah, sobre onde comprar preservativo feminino, a resposta é fácil: aqui, na Wells!
Que tipos de preservativos masculinos existem?
Quando se pensa em preservativos, os de homem não só são os mais comprados, como os que oferecem uma maior variedade.
Saber como usar o preservativo masculino é fácil, já que basta abri-lo, sempre com muito cuidado para não rasgar, e cobrir o pénis erecto antes da penetração, criando-se, assim, “uma barreira protetora”.
Como referimos anteriormente, existem vários tipos de preservativos para homem à venda. Descobre o que melhor se adequa melhor a ti, ao teu parceiro e ao vosso prazer sexual:
- Preservativos clássicos: São feitos de látex e podem ser comprados facilmente. São muito eficazes quando usados corretamente.
- Preservativos texturizados: Se procuras “sensações-extra” durante o sexo, fica a saber que podes comprar preservativos com texturas, como estrias ou pontos. Este tipo de preservativo foi desenvolvido especialmente para aumentar o prazer (ou prolongá-lo) durante o ato sexual, podendo ser ideais para ti e para o teu parceiro!
- Preservativos ultrafinos: Ideal para quem procura uma sensação mais natural, como se não estivesse a usar nada! Apesar de mais finos, garantem o mesmo nível de proteção.
- Preservativos lubrificados: Estes vêm com o lubrificante já aplicado, sendo perfeitos para evitar qualquer desconforto ou fricção durante a relação. E como o lubrificante é à base de água ou de silicone, são seguros para quem tem alergia ao látex.
Preservativos sem látex
Este tipo de preservativo merece uma categoria especial, já que ao pensar nas pessoas com alergia ao látex, é possível encontrar preservativos feitos de outros materiais, como o poliuretano ou o poliisopreno. Ambos são hipoalergénicos e asseguram a mesma proteção que os preservativos de látex comum.
Além disso, são mais finos, oferecendo uma sensação mais natural, o que - para muitas pessoas - é uma vantagem!
- Preservativos de poliuretano: São também mais resistentes às mudanças de temperatura e podem ser usados com qualquer lubrificante.
- Preservativos de poliisopreno: De material sintético, são uma alternativa hipoalergénica ao látex.
Nos preservativos, o tamanho importa?
O tema do tamanho preservativo importa, porque o tamanho errado pode comprometer a eficácia, mas também o conforto durante o sexo. Por um lado, preservativos pequenos rompem-se com mais facilidade; por outro, preservativos grandes, podem sair durante o acto.
Quando vais comprar preservativos, podes especificar o tamanho, se pequeno, médio ou grande. Na dúvida, consulta as instruções na embalagem ou fala com um profissional de saúde.
Lembra-te: optar pelo tamanho correto é essencial para garantir uma proteção mais adequada e também até para uma melhor performance sexual. Acredita: o tamanho não é tudo!
A importância de usar preservativo
Para terminar, recordamos-te que usar preservativo é fundamental para garantir a proteção, a tua e a do teu parceiro ou parceira. Por isso, recorda que:
- O preservativo é o único método contraceptivo que previne doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, a sífilis, a gonorreia, entre outras.
- Os preservativos são muito eficazes na hora de evitar uma gravidez.
Além disso, permite-te uma maior liberdade para explorar e desfrutar da tua vida sexual, sempre com responsabilidade. No fundo, não importa se optas pelo preservativo masculino ou pelo preservativo feminino, nem se é com ou sem látex ou se preferes marcas como Control, Durex, Wells ou de outra marca! O que fica bem com o teu prazer e saúde sexual é escolheres um método que te faça sentir confortável e protegida.