Tipos de meias de compressão e os seus benefícios
Começando pelos benefícios das meias de compressão, são dos acessórios mais úteis para melhorar a circulação sanguínea e prevenir uma série de problemas nas pernas. São ótimas para tratar ou prevenir varizes, proporcionando um grande conforto.
Na Wells, podes encontrar as melhores meias de compressão, cada uma com diferentes níveis de pressão e adequadas a diferentes necessidades - descobre-as!
Tipos de meias de compressão
Voltando ao início, na hora de comprar meias de compressão é importante que saibas que se encontram disponíveis em várias cores, mas também que há versões adaptadas a diferentes níveis de necessidade e conforto. Ao escolheres o teu modelo de meia de compressão, considera estas opções e usos:
Meias de compressão leve (10-15 mmHg): Indicadas para prevenção e uso diário. São especialmente recomendadas para o alívio do cansaço nas pernas.
Meias de compressão moderada (15-20 mmHg): Usadas para prevenir problemas mais graves, como varizes iniciais. São recomendadas aos que passam muito tempo de pé.
Meias de compressão alta (20-30 mmHg): Ideais para o tratamento de varizes mais pronunciadas e problemas circulatórios. Muito usadas por grávidas que sofrem de inchaço e/ou cãibras.
Meias de compressão extra-alta (30-40 mmHg): Geralmente prescritas por médicos, tratam condições graves, como insuficiência venosa crónica ou trombose.
A par disso, as meias de descanso também podem variar no comprimento:
Meias de compressão até ao joelho: Proporcionam mais apoio na parte inferior das pernas, sendo mais usadas para prevenir inchaço e aliviar o cansaço muscular.
Meias de compressão até à coxa ou collants de compressão: Oferecem um suporte total, incluindo na parte superior das pernas. Por isso, são recomendadas para problemas mais severos de circulação, como quem tem varizes mais acentuadas.
Quem deve usar meias de compressão
Usar meias de descanso nada tem a ver com a idade ou condição física! Independentemente de seres homem ou mulher, os benefícios são muito semelhantes, embora algumas necessidades específicas possam variar. Nós explicamos:
Se passas muitas horas em pé ou sentado, as meias de compressão ajudam a prevenir o inchaço, aliviar dores nas pernas e a reduzir o risco de desenvolver problemas venosos, como varizes. Nestes casos, combinar as meias com uns sapatos e umas palmilhas ortopédicas pode fazer toda a diferença, em termos de postura e bem-estar.
No desporto, não só melhoram a circulação durante e após o exercício, como a recuperação muscular, especialmente quando se pratica atividades físicas de alta intensidade.
As meias e os collants de descanso recomendam-se a quem usa saltos altos, pois proporcionam uma sensação de maior leveza nas pernas, prevenindo o cansaço e reduzindo o risco de inchaço.
Muitas mulheres usam-nas para melhorar a circulação durante a gravidez, combinando-as com cintas para um maior conforto.
Usar meias de compressão para varizes
As varizes são uma condição comum e afeta uma boa parte da população. Elas surgem quando as válvulas nas veias não funcionam corretamente, acumulando sangue e, consequentemente, levando ao surgimento de veias dilatadas e visíveis sob a pele. Para além de desconfortáveis, podem ser dolorosas.
Posto isto, o uso de meias de descanso ajuda a prevenir e a tratar as varizes ao comprimir as pernas de forma uniforme, melhorando o fluxo sanguíneo e impedindo o acumular de sangue nas veias.
Se tens varizes, o efeito de compressão ajuda a reduzir o inchaço e a aliviar sintomas, como a sensação de peso ou o aparecimento de cãibras nas pernas.
Usar meias de compressão na gravidez
Durante a gravidez, o corpo passa por muitas alterações, como o aumento do volume sanguíneo e o relaxamento das paredes venosas. Por isso, é tão comum o inchaço dos tornozelos, as cãibras nas pernas e o aparecimento de varizes, especialmente no 3º trimestre de gravidez.
O uso de meias de descanso na gravidez permite aliviar estes sintomas. Quanto ao tamanho da meia de compressão para grávidas, aconselhamos-te as de compressão moderada (15-20 mmHg) para um maior conforto diário.
Usar meias de compressão em viagens longas
Se fazes viagens longas com frequência, as meias de compressão são essenciais! Em viagens prolongadas, especialmente as de avião, o passar muitas horas sentado ou sem movimento pode aumentar o risco de trombose venosa profunda (TVP), uma condição em que se formam coágulos sanguíneos nas veias profundas das pernas.
As melhores meias de compressão para viajantes ajudam a prevenir esta condição ao melhorar a circulação e ao evitar o acumular de sangue nas pernas.
Se tens notado que tens tendência a inchar durante as viagens ou que costumas ficar com as pernas cansadas depois de voos mais longos, investir num modelo de meia de compressão de compressão leve ou moderada pode ser uma solução.
Como podes ver, usar meias de compressão pode fazer muito pela circulação sanguínea. Homens e mulheres, grávidas, assim como profissionais que passam muito tempo de pé, desportistas e também viajantes podem beneficiar ao usar meias de descanso! Fica bem ter umas pernas saudáveis!