Exercícios de Kegel: como fortalecer os músculos do pavimento pélvico

Colaboração: Dr. Joaquim Neves, Médico Ginecologista

2 minutos de leitura 


Os exercícios de Kegel foram desenvolvidos pelo médico ginecologista Dr. Arnold Kegel e são frequentemente recomendados para ajudar a tratar e prevenir problemas como a incontinência urinária (dificuldade em controlar a urina), especialmente após o parto, ou à medida que as pessoas envelhecem. Também podem ser úteis para melhorar a função sexual, além de ajudarem no tratamento de certos tipos de disfunção sexual.


Em que consistem?



Os exercícios de Kegel visam fortalecer os músculos que suportam o útero, a bexiga, o reto e outros órgãos localizados na área pélvica e envolvem contrair e relaxar os músculos do de forma controlada.


Podem ser realizados em qualquer lugar, uma vez que não exigem equipamento especial. Para aprender a fazer esses exercícios de maneira correta, muitas vezes é aconselhável consultar um profissional de saúde, como um fisioterapeuta especializado em saúde pélvica, que pode fornecer orientações precisas sobre como executá-los corretamente.


É importante lembrar que, para obter benefícios significativos, os exercícios devem ser praticados regularmente ao longo do tempo.


Existem vários acessórios que podem facilitar a realização dos exercícios de Kegel em casa, contribuindo para o fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico.


Acessórios vibratórios


Estes acessórios têm diferentes intensidades de vibração e podem ser usados para auxiliar na realização dos exercícios de Kegel. A vibração pode ajudar a fortalecer os músculos e a manter o ritmo e a força corretos durante os exercícios.


Pesos



Alguns acessórios, como os pesos específicos, podem otimizar a contração e o fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico durante os exercícios de Kegel. Os pesos adicionam resistência, o que pode intensificar o treino.


Os vibradores podem ter prescrição médica para ajudar no fortalecimento muscular e na prevenção da incontinência. Além de melhorarem a experiência sexual, a estimulação vibratória pode ter benefícios para a saúde dos músculos do pavimento pélvico.


Cada mulher é diferente e o aconselhamento médico pode ajudar a determinar qual é a abordagem mais adequada para as necessidades individuais.

A Menopausa é um novo ciclo em que é obrigatório cuidares de ti! Fica bem contigo!

Esta informação destina-se a literacia geral, não deve ser usada em substituição de aconselhamento médico, diagnóstico e tratamento. Conteúdos desenvolvidos em colaboração com Dr. Joaquim Neves, Médico Ginecologista.