- Duphalac contém um laxante chamado lactulose. Este torna as fezes moles, através da atracção da água para o intestino, facilitando a sua passagem. O laxante não é absorvido para o seu organismo.
Venda reservada a maiores de 16 anos.
Medicamento Não Sujeito a Receita Médica.
Consulte aqui os concelhos elegíveis para entrega, respetivos Locais de Venda de MNSRM.
Tome as suas doses sempre à mesma hora de cada dia. Engula o medicamento rapidamente. Não o mantenha na boca.
Pode tomar DUPHALAC xarope diluído em algum líquido ou não diluído. Deve ser usado o copo-medida graduado.
Obstipação ou situações clínicas em que sejam necessárias fezes moles: A lactulose pode ser tomada como dose única diária, por exemplo ao pequeno-almoço, ou pode ser dividida em duas doses diárias; deve ser usado o copo-medida.
Após alguns dias a dose inicial pode ser ajustada para a dose de manutenção, de acordo com a resposta ao tratamento. Podem ser necessários vários dias (2-3 dias) de tratamento até verificar a regularização da defecação.
Utilização em crianças
O uso de laxantes em crianças, lactentes e bebés deve ser excepcional e sob supervisão médica, porque pode alterar os reflexos normais de passagem das fezes. Não dê Duphalac a crianças (< 14 anos) sem supervisão médica cuidadosa.
Não tomar:
- se tem alergia (hipersensibilidade) à lactulose ou a qualquer outro componente deste medicamento .
- se sofre de galactosémia (uma doença genética grave na qual não consegue digerir a galactose); obstrução intestinal (além da obstipação normal).
A substância activa do DUPHALAC é a lactulose. Cada ml de DUPHALAC contém 667 mg de lactulose.
DUPHALAC não contém qualquer excipiente. Contudo, pode conter pequenas quantidades de outros açucares, tais como a lactose, galactose, epilactose e fructose.