Trifene 400 contém ibuprofeno, substância ativa que pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que atuam aliviando a dor, reduzindo a inflamação e a febre.
Apresenta-se sob a forma de comprimidos revestidos por película. Trifene 400 está indicado em adultos no alívio sintomático de dores ocasionais de intensidade ligeira a moderada, tais como dores de cabeça, de dentes, menstruais, musculares (contraturas), ou nas costas (lombalgia), bem como em estados febris.
Se não se sentir melhor ou se piorar após 3 dias (para febre) ou 7 dias (para dores), tem de consultar um médico.
Venda reservada a maiores de 16 anos.
Medicamento Não Sujeito a Receita Médica.
Consulte aqui os concelhos elegíveis para entrega, respetivos Locais de Venda de MNSRM.
Dose recomendada:
Adultos: 1 a 3 comprimidos por dia, administrados por via oral. Não exceda a dose máxima diária de 3 comprimidos (1200 mg). Trifene 400 deve ser tomado de preferência após as refeições.
Não ingira bebidas alcoólicas durante o tratamento. Não use doses superiores às recomendadas nem durante mais de 3 dias consecutivos, para a febre, a não ser por expressa indicação do médico. Não use na dor durante mais de 7 dias, exceto se prescrito pelo médico, pois uma dor intensa e prolongada pode requerer avaliação e tratamento médico. Deve ser utilizada a menor dose eficaz durante o menor período de tempo necessário para aliviar os sintomas.
Se tem uma infeção, consulte imediatamente um médico se os sintomas (tais como febre e dor) persistirem ou piorarem. É necessário ter em conta que a administração de ibuprofeno pode mascarar sintomas de infeções e outras patologias pelo que, caso as dores menstruais se acompanhem de qualquer outra alteração não habitual, deve consultar o médico.
Os efeitos indesejáveis podem ser minimizados utilizando a menor dose eficaz durante o menor período de tempo necessário para controlar os sintomas.
Não tome Trifene 400:
- se tem alergia (hipersensibilidade) ao ibuprofeno ou a qualquer outro componente deste medicamento
- se tem alergia a outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) (por ex. o ácido acetilsalicílico) utilizados geralmente para o alívio da dor, da inflamação ou da febre. Esta alergia manifesta-se em geral por asma, rinite, urticária e dificuldade em respirar
- se tem antecedentes de hemorragia gastrointestinal ou perfuração, relacionados com tratamento anterior com AINEs
- se sofre de úlcera péptica/hemorragia ativa ou tiver antecedentes de úlcera péptica/hemorragia recorrente (dois ou mais episódios distintos de ulceração ou hemorragia comprovada)
- se tem alterações da coagulação (com tendência para aumento de hemorragia), hemorragia cerebrovascular ou outra hemorragia ativa
- se sofre de insuficiência cardíaca grave
- se sofre de insuficiência renal grave ou insuficiência hepática
- se está grávida ou a amamentar
- se sofre de desidratação significativa (causada por vómitos, diarreia ou ingestão insuficiente de líquidos)
- se sofre de distúrbio congénito do metabolismo da porfirina (por ex. porfiria intermitente aguda)
- se sofre de alcoolismo crónico (14-20 bebidas/semana ou mais)
- se tem problemas na produção de células sanguíneas de causa desconhecida
- se tem idade inferior a 18 anos
- A substância ativa é o ibuprofeno. Cada comprimido revestido por película contém 400 mg de ibuprofeno.
- Os outros componentes são: Núcleo: amido de milho, amido de milho pré-gelificado, celulose microcristalina, povidona, ácido esteárico e sílica coloidal anidra.