
O óleo vegetal de rícino é obtido a partir das sementes da planta Ricinus communis, originária da Índia e de África. Sabe-se que Cleópatra o usava para o cuidado da pele e também se usava para as lâmpadas de óleo.
Apresenta uma capacidade de penetrar a pele baixa, permanece nos estratos córneos da epiderme, protegendo estruturas como o cabelo, as pestanas ou as unhas contra as agressões externas. Isto deve-se ao seu elevado teor lipídico, essencialmente formado por ácido ricinoleico, que lhe confere uma função estabilizadora de emulsões muito utilizada em cosmética, e pode ser reconhecida sob a denominação de Castor oil.
Além disso, contém uma glicoproteína que fornece propriedades purgantes, no entanto, vamos aplicá-lo exclusivamente sobre via tópica, externa.
Também é usado muito para fortalecer as pestanas, mas é verdade que, se usado para esta aplicação, deve evitar-se aplicar em excesso, já que sendo tão denso, pode tapar os poros da pálpebra e aumentar o risco de inflamação. Por isso, em pequenas quantidades, ou como desmaquilante, pode ser um grande aliado.
Contacto: TERPENIC - C/ DE VULCA, 57 - 08530 LA GARRIGA (BARCELONA) ; PROFISSIONAL@TERPENIC.COM