Melhoral é um analgésico e antipirético, podendo ser recomendado para:
a) Alívio sintomático de gripes, estados febris, resfriados e constipações, incluindo situações febris resultantes de constipações.
b) Alívio das dores ligeiras a moderadas incluindo cefaleias, enxaquecas, odontalgias, dores de garganta, dismenorreia, dores musculares e reumáticas.
O medicamento deve ser descontinuado se:
- as dores piorarem ou se se prolongarem por mais de 10 dias;
- a febre aumentar e se se prolongar por mais de 3 dias. [quando indicado para estados febris.]
Como atua
Melhoral Melhoral tem por base o ácido acetilsalicílico, um dos analgésicos (alivia a dor) e antipiréticos (baixa a febre) mais utilizados em todo o mundo, devido à sua comprovada eficácia na dor e febre e à sua segurança.
Como complemento, o Melhoral contém ainda cafeína, que para além de ter uma ação estimulante, potencia a ação do ácido acetilsalicílico permitindo deste modo um alívio mais rápido e eficaz.
Venda reservada a maiores de 16 anos.
Medicamento Não Sujeito a Receita Médica.
Consulte aqui os concelhos elegíveis para entrega, respetivos Locais de Venda de MNSRM.
Adultos (incluindo idosos) e crianças com idade superior a 16 anos: 1 a 2 comprimidos. Estas doses podem ser repetidas com um intervalo de 4 a 6 horas conforme necessário.
Dose Máxima diária: 8 comprimidos (Ácido acetilsalicílico 4000 mg / cafeína 240 mg) em 24 horas. Não tomar mais de 8 comprimidos num período de 24 horas, sem ser por recomendação do médico. Não exceda a dose máxima recomendada.
Crianças com idade inferior a 16 anos: Não se recomenda o uso de Melhoral, salvo expressa indicação do médico.
Não tome Melhoral com uma frequência inferior a 4 horas.
Não tome Melhoral
-Se tem alergia (hipersensibilidade) ao ácido acetilsalicílico e à cafeína, aos salicilatos ou a qualquer outro componente deste medicamento
- Não usar em crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, a não ser por recomendação expressa do médico.
- Se tem alguma doença renal ou hepática;
- Se tem história de hemorragia gastrointestinal ou perfuração gástrica após tratamento com anti-inflamatórios não esteroides (AINEs);
- Se tem úlcera péptica ativa ou pré-existente;
- Se tem ou teve gota;
- Se tem história de reações de hipersensibilidade (por exemplo: asma, broncoespasmo, rinite, urticária, pólipos nasais) na sequência de tratamentos com ácido acetilsalicílico ou outros AINEs;
- Se tem história de hemofilia, trombocitopenia, ou outros distúrbios de coagulação.
Quando administrado em crianças pode desplotar Síndrome de Reye. A Síndrome de Reye é uma doença muito rara, mas pode ser fatal. Por esta razão não se recomenda o uso de ácido acetilsalicílico em crianças com menos de 16 anos, a não ser com prescrição médica.
Não tome mais de 400 mg de ácido acetilsalicílico e 240 mg de cafeína (o equivalente a 8 comprimidos) em 24 horas (1 dia). Não exceda as doses recomendadas.
Não tome Melhoral com uma frequência inferior a 4 horas.
-As substâncias ativas são: ácido acetilsalicílico e a cafeína. Cada comprimido contém 500 mg de ácido acetilsalicílico e 30 mg de cafeína. Contém portanto salicilatos.
-O outro componente é amido de milho.