


Imodium ®
O que é a diarreia?
Antes de perceber o que é a diarreia, é importante perceber como é que funciona a digestão. Quando o seu sistema digestivo está no seu ritmo normal, os alimentos e líquidos passam regularmente do estômago para o intestino delgado. Os alimentos são decompostos e os nutrientes são absorvidos em conjunto com a maioria dos líquidos. Os resíduos e alguns líquidos remanescentes passam para o intestino grosso, onde há uma maior absorção de água, e, finalmente os resíduos são eliminados sob a forma de fezes.
Quando sofremos de diarreia, os nossos movimentos intestinais aceleram causando uma baixa absorção da água e dos eletrólitos, resultando numa alteração da consistência das dejeções (maior volume e frequência). Estes fatores resultam na sensação de urgência, na incontinência e nos gases que pode começar a sentir.
Assim sendo, a diarreia é caracterizada por dejeções de consistência líquida que ocorrem três ou mais vezes por dia, ou numa frequência superor ao normal. Pode ser acompanhada por outros sintomas como distensão abdominal e náuseas.
Se sofre de diarreia, é melhor tratá-la numa fase inicial – imediatamente após o primeiro episódio. Ao tratar a diarreia, pode começar a sentir-se melhor e continuar com o seu dia.
Que tipo de diarreia tenho?
A diarreia poder ser classificada de diversas formas, como por exemplo, segundo o seu tempo de evolução.
A diarreia aguda é uma situação frequente, que tem uma duração inferior a duas semanas e é mais facilmente tratada. As causas são variáveis, pelo que é importante verificar alguns fatores como a história de viagens recentes e ingestão de alimentos potencialmente contaminados. No entanto, as causas mais frequentes num episódio de diarreia aguda incluem intoxicação alimentar, excesso de ingestão de álcool, abuso no consumo de determinados medicamentos, entre outros.
Já a diarreia crónica ocorre num intervalo de tempo superior a quatro semanas e pode ser causada devido a diversos fatores como intolerâncias alimentares, síndrome do Intestino Irritável e alterações hormonais. Estima-se que a diarreia crónica afeta 1-3% da população global.
Adicionalmente, pode-se sofrer de diarreia do viajante. Este tipo de diarreia ocorre quando as pessoas se deslocam para o estrangeiro, sendo normalmente causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

Devo tratar a diarreia ou deixar passar? Desmistificando mitos com Imodium®
• Mito: A diarreia é um mecanismo de defesa do organismo e não precisa de tratamento. Esta afirmação é um mito. O tratamento dos sintomas da diarreia pode ajudar a restaurar ou reduzir a perda de líquidos e de sais.
• Mito: É suficiente seguir uma dieta adequada e reidratar. Esta afirmação é um mito. O único consenso sobre a dieta é a necessidade de manter a ingestão de líquidos. Não existe evidência de que os alimentos sólidos acelerem ou atrasem a recuperação.
• Mito: O tratamento com antidiarreicos provoca obstipação. Esta afirmação é um mito. Após um episódio de diarreia, os intestinos devem voltar ao seu ritmo normal e encher-se novamente, sendo que o tempo de recuperação do trânsito intestinal normal após o tratamento eficaz de um episódio de diarreia é entre 48-96 horas.
Para tratar os sintomas da diarreia pode recorrer a métodos não farmacológicos, como métodos dietéticos, ou recorrer a métodos farmacológicos como loperamidas, sendo Imodium® uma delas, probióticos, entre outros.
As loperamidas são também o tratamento de eleição para casos de diarreia aguda em adultos pela Organização Mundial de Gastroenterologia.
O que devo fazer para tratar os sintomas da diarreia?
Em caso de diarreia:
• Pode tomar Imodium® imediatamente após o primeiro episódio.
• Mantenha-se hidratado com a ingestão de muitos líquidos e/ou a toma de um tratamento de reidratação.
• Evite produtos lácteos, alimentos ricos em gordura e fibras ou alimentos condimentados.
• À medida que o seu apetite aumenta, faça refeições regulares de alimentos cozinhados de modo simples.
Que medicamento Imodium® é mais indicado para mim?
Precisa de um alívio rápido, discreto e eficaz para quando a diarreia ataca quando menos espera?


Imodium® Rapid é o nosso comprimido de dissolução mais rápida para um alívio eficaz da diarreia, sem necessidade de ser tomado com água. Este trabalha com o seu corpo para devolver o equilíbrio natural ao seu intestino, com ação após a primeira toma.
Os comprimidos orodispersíveis foram concebidos especificamente para proporcionarem um alívio conveniente e discreto onde quer que vá, pois dissolvem-se rapidamente na língua, logo não precisa de tomá-los com água.

Procura um alívio mais rápido da diarreia e procura também aliviar outros sintomas como distensão abdominal, gases e espasmos do estômago?


Imodium® Duoeffect para além de proporcionarem o alívio mais rápido da diarreia associada a gases, também acalmam os sintomas de espasmos do estômago, distensão abdominal e gases.
Tomado com água e concebido para aliviar episódios agudos e de curta duração de diarreia associada a gases, os comprimidos Imodium® Duoeffect contêm uma substância adicional denominada simeticone, que ajuda a reduzir o excesso de gás no intestino e a aliviar as cólicas permitindo também uma ação antidiarreica mais rápida.


V02 Imodium® Duoeffect (loperamida + simeticone) e Imodium® Rapid (loperamida). Medicamentos. Imodium® Rapid indicado para ≥ 6 anos no tratamento sintomático das diarreias agudas e crónicas. Após ileostomia, permite diminuir o nº de dejeções e volume das fezes e aumentar a sua consistência. Imodium® Duoeffect indicado para ≥ 12 anos no tratamento sintomático da diarreia aguda, associada a desconforto abdominal causado por gases, incluindo distensão abdominal, espasmos ou flatulência. Interromper se surgir obstipação, distensão abdominal ou íleus ou se sintomas persistirem por > 2 dias. Precaução: insuficiência hepática. Leia cuidadosamente o folheto informativo. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. JNTL Consumer Health (Portugal), Lda. PT-IMO-2025-215101. 08/2025.