Fenivir está indicado para o tratamento do herpes labial. O herpes labial é uma infeção viral. O vírus pode permanecer inativo por longos períodos de tempo, mas quando a multiplicação do vírus é desencadeada, ocorrem lesões cutâneas como pequenas bolhas (vesículas). Isto pode ocorrer, por exemplo quando se está debilitado, constipado ou com gripe, ou após uma prolongada exposição solar. O vírus provoca aparecimento de vesículas dolorosas nos lábios.
Fenivir contém penciclovir e é um medicamento antiviral que interrompe a multiplicação viral. Aplicar Fenivir no herpes significa uma cicatrização mais rápida e um período doloroso mais reduzido. O tempo da fase infeciosa é também encurtado, no entanto a aplicação de Fenivir não impede que o vírus possa
contagiar outras pessoas.
Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas após 4 dias, consulte o seu médico.
Venda reservada a maiores de 16 anos.
Medicamento Não Sujeito a Receita Médica.
Consulte aqui os concelhos elegíveis para entrega, respetivos Locais de Venda de MNSRM.
Inicie o tratamento do herpes labial, o mais cedo possível, assim que apareçam os primeiros sintomas (formigueiro ou prurido), antes do aparecimento das lesões herpéticas. Contudo, o creme também é eficaz após a formação das vesículas.
Lave sempre as mãos antes e após a aplicação do creme. Deite uma pequena quantidade no dedo e aplique na área afetada. Aplique uma nova quantidade a cada 2 horas durante o dia (aproximadamente 8 vezes por dia), durante 4 dias consecutivos.
Deverá consultar o seu médico se os sintomas persistirem ou agravarem, ou se o seu herpes labial não melhorar após 4 dias de tratamento.
Utilização em crianças:
Fenivir não está recomendado para o tratamento de crianças com menos de 12 anos de idade.
Se é alérgico ao penciclovir, famciclovir, ou a qualquer outro componente de Fenivir.
Os outros componentes são: parafina branca mole, parafina líquida, álcool cetoestearilíco, propilenoglicol, cetomacrogol 1000 e água purificada.