O Dioralyte, depois de dissolvido em água, é uma solução que está indicada na correcção da
perda de água e sais em lactentes, crianças e adultos em caso de diarreia e/ou vómitos.
Venda reservada a maiores de 16 anos.
Medicamento Não Sujeito a Receita Médica.
Consulte aqui os concelhos elegíveis para entrega, respetivos Locais de Venda de MNSRM.
A quantidade da solução de Dioralyte que deve ser tomada é decidida pelo médico, tendo em conta o peso do doente e o estado e grau de desidratação.
Um princípio básico do tratamento da diarreia é a rápida substituição dos líquidos perdidos, seguindo-se a manutenção de uma ingestão suficiente de líquidos para compensar a perda contínua nas fezes. Recomenda-se a ingestão de 150 ml/Kg de peso no caso dos lactentes e 20-40 ml/Kg de peso em crianças e adultos.
Lactentes: Deverá administrar-se Dioralyte em quantidades equivalentes a 1 - 1,5 vezes o volume alimentar habitual diário.
Crianças (1-12 anos): 1 saqueta após cada dejecção (200 ml)
Adultos (incluindo doentes idosos): 1 ou 2 saquetas após cada dejecção (200 - 400 ml) No início poderão ser necessárias quantidades superiores para compensar rapidamente os líquidos perdidos.
No início do tratamento da diarreia todos os alimentos, incluindo o leite de vaca, devem ser interrompidos. No entanto, não se deve interromper o aleitamento materno. Nas crianças que amamentam sugere-se que se dê à criança o volume adequado de Dioralyte deixando, em seguida, a criança mamar até ficar satisfeita.
Depois do desaparecimento dos sintomas (geralmente 24-48 horas) pode reintroduzir-se a dieta normal, gradualmente para evitar o reaparecimento agravado dos sintomas. Quando há náuseas ou vómitos, sugere-se a ingestão frequente de pequenas quantidades de Dioralyte. No entanto, é importante que seja tomado o volume total necessário de Dioralyte.
Reconstituição da solução: O conteúdo de cada saqueta deve ser dissolvido em 200 ml de água potável. Utilizar água potável para adultos e crianças. Nos lactentes, a água deve ser fervida e arrefecida. A solução deve ser preparada imediatamente antes da sua utilização.
Se guardada no frigorífico a solução pode ser conservada durante 24 horas, senão deve ser rejeitada uma hora após a reconstituição. A solução não deve ser fervida.
Cada saqueta de Dioralyte contém: Glicose 3,56 g, Cloreto de sódio 0,47 g, Cloreto de potássio 0,30 g, Citrato dissódico 0,53 g
A solução já preparada (1 saqueta em 200 ml) contém: 60 mmol/l de sódio (Na+ ), 20 mmol/l de potássio (K+ ), 60 mmol/l de cloretos (Cl- ), 10 mmol/l de citrato e 90 mmol/l de glicose.