ZP Dermil suspensão cutânea está indicado no tratamento e controlo da “caspa” e na dermatite seborreica do couro cabeludo.
A piritiona zinco, substância ativa de ZP Dermil suspensão cutânea, pode atuar pela sua acção antimitótica, que provoca uma redução das células epidérmicas. Possui ainda uma atividade bacteriostática e antifúngica, não se sabendo ainda se esta ação contribui para os seus efeitos antisseborreicos.
A piritiona zinco é uma substância que, sob o ponto de vista toxicológico, pode ser utilizada pelo homem, não revelando problemas que requeiram medidas especiais ou que sejam impeditivas da sua utilização como agente terapêutico.
Venda reservada a maiores de 16 anos.
Medicamento Não Sujeito a Receita Médica.
Consulte aqui os concelhos elegíveis para entrega, respetivos Locais de Venda de MNSRM.
Posologia para adultos e crianças com idade superior a 12 anos:
Em média o ZP Dermil suspensão cutânea deverá ser utilizado 2 vezes por semana da seguinte forma:
1 Molhar a cabeça com água morna;
2 Lavar a cabeça com ZP Dermil suspensão cutânea (1ª vez);
3 Enxaguar;
4 Lavar de novo com ZP Dermil suspensão cutânea (2ª vez) e deixar actuar o produto durante 5 minutos.
5 Enxaguar abundantemente com água limpa.
Fechar bem o frasco após cada utilização. Não deixar entrar em contacto com os olhos.
Utilização em crianças
O ZP Dermil suspensão cutânea destina-se a tratar condições que habitualmente não ocorrem em crianças antes da idade da puberdade. Embora não haja informação específica, comparando com o uso do produto noutros grupos etários, não é de esperar que este medicamento cause problemas ou efeitos adversos diferentes nas crianças. A utilização e a posologia em crianças com idade inferior a 12 anos devem ser determinadas pelo médico.
Caso não se venham a registar melhorias no espaço de 4 semanas, a situação deverá ser reavaliada por um médico. Em caso de agravamento dos sintomas, o tratamento deverá ser suspenso.
Não utilize ZP Dermil suspensão cutânea:
- Se tem alergia (hipersensibilidade) à piritiona zinco ou a qualquer outro componente deste medicamento
A substância ativa é a piritiona zinco.
Os outros componentes são: lauril-éter-sulfato de sódio, cocamidopropilbetaína, E.D.T.A, cloreto de sódio, trietanolamina e água para preparações injetáveis.