Betadine pertence a um grupo de medicamentos denominados antissépticos e desinfetantes. Trata-se de um antisséptico na forma de espuma cutânea.
Indicações terapêuticas:
- Desinfeção e higiene da pele e mucosas.
- Adjuvante no tratamento ou profilaxia da infeção em micoses interdigitais (ex: pé de atleta).
- Adjuvante no tratamento da infeção na dermatite seborreica.
- Profilaxia da dermatite seborreica.
- Úlceras da perna: terapêutica adjuvante como desinfetante.
Em cirurgia: - Lavagem das mãos antes e depois das intervenções cirúrgicas, como produto bactericida. - Como sabão líquido para uso no consultório. - Para os cuidados de limpeza e assepsia local do doente antes das intervenções cirúrgicas.
Em obstetrícia-ginecologia: - Assepsia ginecológica. - Desinfeção da vulva, períneo e face interna das coxas antes do parto.
Venda reservada a maiores de 16 anos.
Medicamento Não Sujeito a Receita Médica.
Consulte aqui os concelhos elegíveis para entrega, respetivos Locais de Venda de MNSRM.
Desinfeção e higiene da pele e mucosas:
Aplicar Betadine Espuma Cutânea, ensaboar e de seguida enxaguar bem com água.
Dermatite seborreica:
1) Deitar 2 colheres de café de Betadine Espuma Cutânea no côncavo da mão e friccionar os cabelos e o couro cabeludo com água tépida, até formar espuma. Passar de seguida por água limpa.
2) Deitar novamente mais 2 colheres de café de Betadine e, sem adicionar água, friccionar a fundo. Deixar atuar durante 5 minutos, no mínimo. Em seguida enxaguar bem.
Este tratamento deve ser aplicado 2 vezes por semana, até se notar uma melhoria. Em seguida continua-se com um só tratamento por semana.
Desinfeção pré-operatória das mãos:
1. Molhar as mãos e os antebraços com água. Deitar cerca de 5ml de Betadine sobre a palma das mãos e espalhar sobre as mãos e antebraços. Lavar as áreas a tratar durante cerca de 2 minutos. Pode usar-se com cuidado uma escova para o sulco subungueal e unhas. No entanto, a escovagem das mãos e antebraços não é aconselhável, porque pode ser lesiva para a pele. Acrescentar seguidamente um pouco de água e continuar a lavar, a fim de produzir uma espuma abundante. Em seguida passar por água limpa.
2. Repetir o procedimento descrito em 1. a fim de garantir a desinfeção desejada.
Uso quotidiano no consultório médico: Utilizar Betadine Espuma Cutânea em todas as zonas em que uma solução bactericida esteja indicada.
Preparação do campo operatório: Depois de ter rapado o campo operatório (se necessário), aplicar Betadine Espuma Cutânea e friccionar cuidadosamente durante 5 minutos, produzindo espuma. De seguida enxaguar com um pouco de água e secar, enxugando com uma toalha esterilizada.
Obstetrícia-ginecologia: Aplicar do mesmo modo como se procede para a desinfeção do campo operatório.
Não utilize Betadine Espuma Cutânea:
- se tem alergia ao iodo ou à povidona, ou a qualquer outro componente deste medicamento.
- se tem hipertiroidismo.
- se tem outras doenças agudas da tiroide.
- na desinfeção de material médico-cirúrgico.
- no recém-nascido até 1 mês.
- de forma prolongada durante o 2º e 3º trimestre da gravidez.
No aleitamento está contraindicado no caso de tratamento prolongado.
Não utilizar este medicamento em associação com antissépticos derivados de mercúrio.
- A substância ativa é a iodopovidona 4 g/100 ml (correspondente a 0,4g de iodo ativo). 1 ml de solução contém 0,004g de iodo ativo.
- Os outros componentes são: Polietilenoglicol 400 (macrogol 400), lauril éter sulfato de amónio (contém ácido benzoico), hidróxido de sódio, iodato de potássio e água purificada.