Guia completo sobre incontinência urinária e a incontinência fecal
De uma forma geral, a incontinência é a incapacidade de controlar a eliminação de urina ou de fezes. Trata-se de um problema que afeta tanto o bem-estar físico, como o emocional de quem a sofre.
E como o teu bem-estar é um tema que levamos muito a sério, falamos-lhe melhor sobre o que é a incontinência, assim como remédios para a incontinência.
Incontinência urinária
A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, podendo variar de um goteamento leve até à perda completa e sem controlo. As causas podem incluir enfraquecimento dos músculos da bexiga ou do assoalho pélvico, infecções urinárias. A par disso, também a gravidez, a menopausa e até condições neurológicas podem contribuir para este problema.
Por isso, existem vários tipos de incontinência urinária:
Incontinência urinária de esforço: Causada por atividades que aumentam a pressão abdominal, que tanto pode ser a tosse ou o exercício físico mais intenso.
Incontinência urinária de urgência: Caracteriza-se pela vontade súbita de fazer xixi.
Incontinência urinária mista: Uma combinação das 2 anteriores.
5 Remédios para a incontinência urinária feminina
A má notícia é que não há remédios para incontinência urinária. Porém, há tratamentos que, dependendo da gravidade e da causa, podem melhorar muito o teu dia a dia:
Exercícios do assoalho pélvico (Kegel): Os exercícios Kegel ajudam a fortalecer os músculos que sustentam a bexiga e a uretra, ajudando a melhorar o controlo da urina.
Medicamentos para a incontinência: Para melhor controlar a bexiga hiperativa, tens anticolinérgicos que permitem reduzir espasmos musculares e também os agonistas beta-3, que ajudam a relaxar a bexiga.
Pensos absorventes: Os pensos para incontinência são muito parecidos aos pensos higiénicos, sendo que são mais absorventes, perfeitos para prevenir os vazamentos.
Cuecas absorventes: Na prática, parecem uma peça de roupa íntima comum, mas possuem camadas absorventes internas, oferecendo um maior conforto e discrição.
Tratamentos cirúrgicos: Quando o caso é grave, uma cirurgia para corrigir o posicionamento da bexiga ou fortalecer o suporte muscular pode ser feita via recomendação médica.
Incontinência fecal
Quanto à incontinência fecal, esta diz respeito à incapacidade de controlar a eliminação de fezes. Há diferentes graus de severidade, que podem causar perdas pequenas e ocasionais até a uma incapacidade total.
As causas podem incluir problemas como:
Lesões nos músculos do esfíncter;
Danos nos nervos do reto;
Anomalias intestinais, como a síndrome do intestino irritável (SII), obstipação crónica e até derivar de complicações severas do pós-parto.
Tratamento da incontinência fecal
Tal como com a urinária, os tratamentos da incontinência fecal variam de acordo com a causa e a gravidade. Descubra alguns remédios para a incontinência fecal:
Dieta apropriada: Rica em fibra para regularizar o trânsito intestinal, tornando as fezes mais firmes e fáceis de controlar. Em alguns casos, ajustar o consumo de alimentos que irritam o intestino também pode ser benéfico.
Exercícios de biofeedback e Kegel: Também nestes casos, os exercícios do assoalho pélvico podem-se revelar eficazes para fortalecer os músculos à volta do ânus. O biofeedback é uma técnica que permite treinar esses músculos e, assim, melhorar o controlo fecal.
Medicação: Laxantes suaves e outros medicamentos podem ajudar a tornar o cocó mais duro, melhorando a regularidade intestinal e a consistência das fezes. Para isso, fala sempre com o teu médico primeiro.
Cuecas absorventes: Hoje em dia, há cuecas para a incontinência fecal que te oferecem uma maior proteção e discrição, evitando constrangimentos e/ou inseguranças. Estes produtos são cada vez mais discretos e confortáveis, permitindo uma vida ativa e normal.
Cirurgia para a incontinência: Em casos mais extremos, pode ser necessária uma cirurgia até para reparar os músculos do esfíncter e de outras estruturas danificadas.
Embora problemas de incontinência urinária e fecal sejam uma condição comum, muitas pessoas hesitam em procurar tratamento por vergonha. Por isso, é tão importante saber que tratamentos e produtos para a incontinência podem tornar a tua rotina mais fácil, melhorando significativamente a tua qualidade de vida. Cuidar de ti fica bem e, como vês, há formas de lidar com a incontinência e viver com mais conforto e confiança.