Os analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) podem causar reações de hipersensibilidade potencialmente graves, incluindo reações anafiláticas, até em indivíduos sem exposição anterior a este tipo de fármaco.
A biodisponibilidade sistémica das substâncias ativas aplicadas via transdérmica é significativamente inferior à observada após administração oral. No entanto, não é possível excluir completamente o início de efeitos secundários sistémicos.
Administrar com precaução em doentes com problemas alérgicos ou uma história de alergia.
Os doentes com uma doença gastrointestinal presente ou antecedentes gastrointestinais devem ser vigiados cuidadosamente para detetar perturbações digestivas, em particular hemorragia gastrointestinal. Nos casos raros, em que ocorre hemorragia ou ulceração gastrointestinal durante o tratamento com salicilato de metilo ou levomentol, este deve ser descontinuado de imediato.
Salonpas Pain Relief não é recomendado para utilização em doentes com confirmação ou suspeita de úlcera gastrointestinal ou uma história de úlcera gastrointestinal ou dispepsia crónica.
Salonpas Pain Relief não é recomendado para utilização em doentes com uma história de asma brônquica.
Salonpas Pain Relief não é recomendado para utilização em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade devido à inexistência de dados suficientes sobre segurança e eficácia.
A utilização prolongada ou repetida do medicamento pode causar problemas de sensibilidade. O tratamento tem de ser interrompido, se ocorrerem reações de hipersensibilidade.
Hipersensibilidade às substâncias ativas, aos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) ou a qualquer dos excipientes.
O emplastro medicamentoso não deve ser utilizado nos seguintes casos:
Doentes a quem substâncias com um mecanismo de ação similar (por exemplo, ácido acetilsalicílico ou AINEs) causaram ataques de asma, broncospasmos, rinite aguda, pólipos nasais, urticária ou angioedema
Insuficiência cardíaca grave
Disfunção hepática ou renal grave
Hemorragia gastrointestinal ou outra hemorragia ativa ou perturbações hemorrágicas
Terceiro trimestre de gravidez (ver secção 4.6)
O emplastro não deve ser utilizado em feridas abertas ou sobre a pele com alterações patológicas, como eczema, acne, dermatite, inflamação ou infeção de qualquer natureza, ou sobre as membranas mucosas dos orifícios do corpo, nem deve entrar em contacto com os olhos.