A Aromaterapia consiste na utilização terapêutica de óleos essenciais para a saúde física, mental e emocional. Os óleos essenciais contêm os componentes voláteis das plantas, flores, raízes, sementes, frutos, madeiras ou resinas. Graças a estes óleos, as plantas têm um odor característico. A utilização destes óleos não é novidade; os mesmos já têm vindo a ser utilizados há anos pelos seus efeitos benéficos para o corpo e a mente.
Óleos da Pranarōm: Todos os óleos Pranarōm têm a etiqueta OEQT (óleos essenciais quimiotipados). A Pranarōm é um laboratório especialista em aromaterapia científica, fundada em 1991 por Dominique Baudoux, farmacêutico-aromatólogo. A Pranarōm assegura a disponibilidade de matéria-prima selvagem ou com certificação biológica e controla a qualidade dos seus óleos essenciais, da planta ao frasco, graças à análise do quimiotipo de cada lote, ou seja, a definição do cartão de identidade de cada óleo essencial, que vai permitir estabelecer a(s) molécula(s) bioquimicamente activa(s) num plano terapêutico. A esta noção de planta bioquimicamente certificada, juntam-se outros critérios de qualidade: o modo de cultivo e de recolha, a certificação botânica e a parte destilada da planta, o processo de destilação por arraste de vapor de água (ou por pressão, no caso dos citrinos). A Pranarōm efectua um controlo de qualidade a cada etapa, para garantir um óleo essencial: quimiotipado e botanicamente certificado; 100% natural, não desnaturado por componentes sintéticos, por óleos nem essências minerais; 100% puro, não adulterado com outros óleos essenciais; 100% total, não descolorado, não peroxidado, não desterpenizado e não rectificado.
Suplemento alimentar
A via cutânea é uma via de grande eficácia para a utilização dos óleos essenciais. Todos os óleos essenciais foram meticulosamente escolhidos pela sua boa tolerância cutânea. No entanto, salvo expressa indicação na embalagem, os óleos devem ser diluídos num óleo base (óleo vegetal ou creme neutro), antes da aplicação na pele. A percentagem de diluição varia consoante o tipo de óleo, o efeito desejado, a parte do corpo a aplicar, etc. Consulte o folheto enviado juntamente com o óleo. Há um número muito limitado de óleos que pode ser aplicado puro, sem diluição, directamente na pele. O uso directo na pele deve ser efectuado sempre com muito cuidado e evitando sempre o contacto com os olhos, nariz, canal auditivo e zonas anogenitais.
Órgão produtor (parte da planta utilizada): botão floral.
Moléculas aromáticas: eugenol, ecetato de eugenilo.