Os comprimidos Niquitin são usados para ajudar a parar de fumar. Este tipo de tratamento é denominado Terapia de Reposição de Nicotina ou TRN. Niquitin é indicado para adultos e adolescentes (12-17 anos).
Os comprimidos Niquitin destinam-se a fumadores que fumam 20 cigarros ou menos por dia.
A cessação definitiva do uso do tabaco é o objetivo final. Niquitin também pode ser usado para cessação gradual em fumadores que não desejam ou não conseguem parar imediatamente. Niquitin deve ser usado preferencialmente em conjunto com um programa de suporte comportamental.
É a nicotina dos cigarros que o torna fisicamente dependente deles.
• Niquitin ajuda a deixar de fumar, substituindo parte da nicotina que obtém dos cigarros.
• Esta nicotina alivia alguns dos sintomas desagradáveis que os fumadores podem experienciar quando tentam desistir. Isso inclui sentir-se doente ou irritado.
• A nicotina de também pode aliviar sua vontade de fumar um cigarro e ajudá-lo a resistir à vontade de fumar.
Niquitin não tem os mesmos perigos do tabaco para a saúde. Isto porque Niquitin não contêm alcatrão, monóxido de carbono ou outras toxinas presentes no fumo do cigarro.
Algumas pessoas temem que, depois de parar de fumar, possam tornar-se dependentes de Niquitin. Esta situação é muito rara e, caso aconteça, é menos prejudicial do que continuar a fumar. Também é um hábito mais fácil de quebrar.
As suas probabilidades de deixar de fumar serão maiores se participar num programa de apoio. “Programas de cessação tabágica” são conhecidos como suporte comportamental.
Para obter informações sobre estes programas, fale com um profissional de saúde.
Não existem benefícios para a saúde associados ao acto de fumar. É sempre melhor deixar de fumar. Utilizar uma Terapia de Substituição Nicotínica (TSN) como Niquitin Menta pode ajudar. De um modo geral, qualquer efeito secundário possível associado à TSN é substancialmente ultrapassado pelos perigos bem estabelecidos de continuar a fumar.
Venda reservada a maiores de 16 anos.
Medicamento Não Sujeito a Receita Médica.
Consulte aqui os concelhos elegíveis para entrega, respetivos Locais de Venda de MNSRM.
As instruções sobre como usar Niquitin dependem se pretende:
(a) deixar de fumar imediatamente
(b) deixar de fumar gradualmente
Este produto é para uso oral. Isso significa que a nicotina no comprimido para chupar é liberada lentamente e absorvida na boca.
Deve colocar uma pastilha na boca e, de tempos a tempos, movê-la de um lado para o outro da boca até estar completamente dissolvida. Isto deve levar cerca de 10 minutos.
O comprimido não deve ser mastigado nem engolido inteiro.
Adultos (18 anos ou mais):
Monoterapia:
(a) deixar de fumar imediatamente
• Comece por 8 a 12 comprimidos por dia. Chupe uma comprimido sempre que tiver vontade de fumar.
• Use os comprimidas desta forma durante 6 semanas e, em seguida, reduza gradualmente o número de comprimido que usa por dia.
• Quando estiver a usar apenas 1 ou 2 comprimidos por dia, pare completamente.
Depois de deixar de fumar, pode ocasionalmente sentir uma vontade repentina de fumar.
Nestes casos pode usar um comprimido novamente.
(b) Reduzir antes de parar de fumar.
Quando sentir uma forte vontade de fumar, use um Niquitin em vez de um cigarro para o ajudar a controlar estes desejos. Reduza o número de cigarros que fuma por dia, tanto quanto possível. Se não conseguiu reduzir o número de cigarros que fuma por dia após 6 semanas, consulte um profissional de saúde.
Assim que se sentir capaz, deixe de fumar completamente. Deve tentar fazer isto o mais rápido possível. Se a sua tentativa de parar de fumar completamente não tiver sucesso dentro de 6 meses após o início do uso de Niquitin, consulte um profissional de saúde.
Não exceda a dose máxima recomendada. Siga as instruções cuidadosamente e não use mais do que 15 comprimidos por dia (24 horas).
Se sentir necessidade de utilizar Niquitin durante mais que 9 meses, deve consultar um profissional de saúde.
Terapia Combinada:
Para fumadores que tenham sofrido recaídas após a terapia de reposição de nicotina (TRN), ou quando a monoterapia com uma forma de TRN não é suficiente para controlar os desejos, ou como tratamento de primeira linha em fumadores com alto nível de dependência.
Os fumadores podem combinar os pensos transdérmicos e terapia oral de reposição de nicotina (gomas, comprimidos para chupar, etc.). A combinação de pensps transdérmicos e terapia oral de reposição de nicotina oferece melhor eficácia do que o uso de pensos transdérmicos isoladamente.
O tratamento inicial deve começar com a determinação da dose do penso, que depende do hábito tabágico prévio do doente, em combinação com os comprimidos para chupar Niquitin Menta 2mg. A ingestão diária recomendada de comprimidos para chupar de Niquitin Menta 2 mg, quando combinada com os pensos, é de 5 a 6 unidades. A dose diária máxima para todas as formas orais é de 15 unidades. Apenas um formado oral de TSN de Niquitin (comprimido para chupar ou goma para mascar medicamentosa) deve ser usado em combinação com o penso transdérmico Niquitin.
Em geral, o uso de formas farmacêuticas orais de Niquitin não deve exceder 2 a 3 meses, ao fim deste tempo o seu uso deve ser reduzido gradualmente. Quando a toma diária for reduzida a 1 a 2 doses, deve parar o tratamento.
Utilização em crianças e adolescentes
Adolescentes (12 – 17 anos, inclusive):
Só deverá usar Niquitin Menta depois de aconselhado pelo médico ou farmacêutico.
Crianças com menos de 12 anos:
As crianças com menos de 12 anos não devem usar Niquitin Menta.
Se se sentir tentado a voltar a fumar.
Se está:
- preocupado que possa voltar a fumar
- a ser difícil parar de usar completamente os comprimidos, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Se voltar a fumar, profissionais de saúde podem aconselhá-lo sobre como obter melhores resultados em futuros ciclos de tratamento com Terapia de Substituição Nicotínica.
-se tem hipersensibilidade à nicotina ou a qualquer outro componente de Niquitin; - se tiver menos de 12 anos de idade; - se for não fumador.
Os outros componentes são Manitol (E421), alginato de sódio (E401), goma xantana (E415), hidrogenocarbonato de potássio (E501), policarbofilo de cálcio, carbonato de sódio (E500), acessulfame potássico (E950), aroma a menta (mentol racêmico, óleo de hortelã-pimenta, acácia), estearato de magnésio (E470b), sucralose.