Marca já a tua consulta de nutrição
Como controlar o aumento de peso na menopausa?

O inchaço abdominal e aumento de peso são sintomas comuns das mulheres quando entram na fase da perimenopausa e menopausa. Há várias estratégias que podem ser adotadas para reduzir a sensação de inchaço ou para ajudar a controlar o aumento de peso nesta fase. Pode fazer sentido marcar uma consulta de nutrição, uma vez que o acompanhamento nutricional deve ser ajustado à sintomatologia e necessidades individuais.
Além destes sintomas, existem cerca de 30 outros sintomas físicos e psicológicos que podem surgir, como os afrontamentos, suores noturnos, distúrbios do sono, alterações de humor, ou diminuição do desejo sexual. Sabe mais aqui sobre a perimenopausa e menopausa, e descobre todos os sintomas, com conselhos de médicos e especialistas, e produtos e serviços para as tuas necessidades.
É certo que vou engordar na menopausa?
A resposta é: depende de caso para caso. A probabilidade de aumento de peso varia de mulher para mulher, e também consoante o seu estilo de vida e hábitos alimentares. Nas mulheres que, por exemplo, já tinham excesso de peso ou obesidade, a probabilidade de engordar na menopausa é maior.
Na perimenopausa e menopausa, as causas para o aumento de peso podem ser explicadas analisando aspetos como:
• A diminuição da taxa de metabolismo basal, uma consequência direta da perda de tecido magro;
• Redução do dispêndio energético, muito relacionado com um maior sedentarismo;
• Redução da oxidação de gordura;
• Alterações hormonais muito comuns nesta fase (como é o caso da dominância estrogénica, défice de progesterona e testosterona, aumento dos níveis de cortisol, hipotiroidismo, entre outras).
Mesmo que não ocorra aumento de peso na menopausa, podem ocorrer alterações no corpo: as alterações hormonais nesta fase podem fazer com que exista uma alteração na distribuição de gordura, com uma maior deposição na zona visceral. Isto está associado ao desenvolvimento de problemas maiores, como a hipertensão arterial, diabetes tipo 2, resistência à insulina, dislipidemia, cancro, entre outras patologias e fatores de risco metabólicos. Por isso, a preocupação com o controlo do peso na menopausa não está apenas associado a uma preocupação estética, mas também a uma procura de um maior bem-estar e, claro, saúde!
Se este é o teu caso, percebe quais as estratégias podes adotar para controlar o peso na menopausa.
Conselhos para evitar o aumento de peso na menopausa
A alimentação deve ser vista como um dos pilares de saúde, a par com o exercício físico, sono e gestão do stress. É importante adotar uma abordagem holística para cuidar do bem-estar e esclarecer dúvidas ou preocupações com médicos ou profissionais de saúde.
Nas consultas de nutrição Wells , a nossa equipa especializada de nutricionistas irá desenvolver um plano alimentar adequado às tuas necessidades e a esta fase da vida, que ajude a controlar sintomas físicos e psicológicos e promova o teu bem-estar.
Nesta fase, é importante:
• Garantir uma alimentação rica em nutrientes, que inclua frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais;
• Evitar os alimentos processados, mas também os açúcares refinados e gorduras saturadas. É importante controlar bem as porções, optando antes por refeições menores e mais frequentes, de modo a manter o metabolismo ativo;
• Beber muita água: a hidratação é importante para o metabolismo, mas também para controlar o apetite;
• Praticar exercício físico regularmente: a combinação de exercícios aeróbicos, como caminhada ou natação, com treinos de força podem ajudar a preservar a massa muscular que tende a diminuir com a idade. Já os exercícios aeróbicos são ótimos para queimar calorias e melhorar a saúde cardiovascular;
• Por último, é importante dormir bem, e tentar controlar o stress. Ambos podem levar ao aumento do apetite e consequentemente, aumento do peso.