Colaboração: Dr. Joaquim Neves, Médico Ginecologista
1 minuto de leitura
Para algumas mulheres, a menopausa pode trazer alterações de humor. A par com as mudanças físicas, a diminuição de hormonas como a progesterona e os estrogénios afeta alguns neurotransmissores que têm um papel muito importante na regulação do humor, prazer e bem-estar, como é o caso da serotonina, GABA, dopamina ou noradrenalina.
Essas alterações de humor podem manifestar-se de diferentes formas, como irritabilidade, euforia, tristeza, ansiedade, medo e sentimentos depressivos.
Os sintomas depressivos associados à menopausa tendem a ser intermitentes (vão e voltam) e geralmente estão associados a outros sintomas desta fase como afrontamentos, alterações no sono, na memória e diminuição da líbido.
Se os sintomas de ansiedade e depressão afetarem o dia-a-dia, é fundamental procurar acompanhamento médico.
As alterações de humor podem melhorar com mudanças no estilo de vida, nomeadamente na criação de hábitos ou exercício físico e uma rotina de treinos adequados. Em alguns casos, mediante recomendação profissional, a suplementação pode ajudar neste âmbito. Fitoestrogénios, 5-HTP, ashwagandha, GABA, vitamina B12 e magnésio são alguns exemplos.
O que são fitoestrogénios?
Fitoestrogénios são compostos derivados de plantas que têm efeitos semelhantes aos do estrogénio no corpo. Existem diferentes classes de fitoestrogénios, como isoflavonas, linhanos e flavonoides. A soja é um exemplo de alimento que contém fitoestrogénios.